Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


09
Dez13

Estar desempregada é... #2

por rainhadasucata

... se procuro emprego em funções fora da minha área de estudo (porque nesta altura já estou quase por tudo), é muito frequente ver anúncios que dizem "Habilitações: 12º ano (não se aceitam candidatos com mais habilitações)", e receber e-mails de resposta a candidaturas a dizer basicamente a mesma coisa.

... se procuro emprego numa função dentro da minha área de estudos, o mais normal é já pedirem experiência de 1, 2, 3, 5 anos ou mais. Mesmo que por vezes a oferta seja de estágio (remunerado ou não). Outras vezes pedem mestrado. Outras que seja o primeiro emprego, ou que tenha menos de um ano de experiência.

 

Acho tão estúpida e antiquada esta ideia que os empregadores têm de que os licenciados vão pedir mais dinheiro só por serem licenciados, ou vão achar-se melhor que os outros, ou ficar insatisfeitos com um trabalho que requer um nível de qualificação inferior ao que possuem e por isso ser um mau trabalhador. E acho que (também) é muito isto que contribui para a chocante taxa de desemprego entre os jovens que o país apresenta actualmente. Pessoas que estudaram, com sacrifício por parte dos pais, e agora vêem-se discriminados por terem mais qualificações. O resultado só pode ser um país em que se estão a aproveitar mal os recursos, onde muitas vezes não se estão a colocar nas funções pessoas que seriam melhores a fazê-las, pelo medo do licenciado.

Há licenciados que já adiaram ou mesmo desistiram da ideia de uma carreira na área em que se formaram, e não querem mais depender de subsídios (quando existentes) ou da mesada dos pais. Jovens que já só querem sentir-se úteis, sair de casa todos os dias com um propósito, sair de casa dos pais, viver, casar, ter filhos, ter um cão, ganhar experiência, viajar, aprender, ter a sua independência, ter alguma dignidade. E não podem por um sem número de razões: ou porque têm qualificações a menos, ou a mais. Experiência a menos, ou a mais. Idade a menos, ou a mais.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Miss_Moi a 10.12.2013 às 09:18

Olá!
Sei bem o que isso é. Estive cerca de 7 meses desempregada e durante esse tempo enviei CV para todo o lado.
Recebi as respostas mais absurdas (quando recebia, pois muitos emails ficaram sem resposta) nomeadamente "excesso de habilitações" ou melhor ainda "não se encaixa no perfil pretendido" quando me candidatei a empregada de uma loja de roupa.
Ao fim desses 7 meses lá consegui um emprego que exige apenas o 12º. Como falo línguas estrangeiras, acharam que seria boa ideia meter-me no atendimento ao público. Era mandada por um homem que nem o 9º devia ter. "ok, tenho é de aproveitar esta oportunidade porque as coisas não estão fáceis" pensei eu, mas pouco depois contrataram um homem com o 12º para Técnico Superior.
Espectáculo, não achas?
Vai-se lá perceber porque é que a malta da nossa geração está toda a emigrar...
Cumprimentos,
Miss_Moi

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D







Pesquisar

  Pesquisar no Blog